Veja 5 técnicas que vai te ajudar aliviar o estresse antes do ENEM




Todos já fizemos provas, seja na escola, faculdade, ou testes de conhecimento para uma vaga de trabalho que quer muito. Então imaginamos e aprendemos algumas formas de tentar aliviar o nervoso para provas tão importantes e que “dá nos nervos” como o ENEM.

Afinal, o ENEM de 2018 tem 5,5 milhões de pessoas inscritas,  mas para começar por aqui, você sabia que é um dos menores números de inscritos desde 2011? Isso mesmo houve uma redução de 18%.

Apesar de não ser uma competição direta, ou seja, não existe uma obrigatoriedade de “derrubar” outros candidatos, a nota do Enem é cada vez mais importante para conseguir bolsas de estudo e financiamentos e para entrar na universidade. E para ser claro, isso depende especialmente do quanto você se esforçou!



Agora vamos as dicas que irá te ajudar muito:
  1. A primeira dica é respirar, acredite, a respiração ajuda muito.
    Sente-se com os pés apoiados no chão e a coluna reta, coloque uma das mãos na barriga e concentre-se somente na sua respiração. Inspire e expire profundamente, devagar, sentindo os pulmões se encherem e depois se esvaziarem de ar. Isso fará com que a oxigenação do seu corpo e irá te relaxar.
  2. Tente se manter concentrado na prova não se você pode errar tudo, se vai te dar um branco, concentre-se, é comum quando estamos sobre forte estresse pensarmos em outras coisas e principalmente coisas negativas. Então continue respirando e se mantenha presente ao momento.
  3. Alongue-se. Esticar o corpo pode parecer coisa pra atletas, mas não é! Se você se alongar ajudara tirar a tensão dos músculos.
  4. Ouça uma boa música, e relaxe. A música é um dos melhores “dispositivos” de fuga para o nervosismo e o estresse. Então, não esqueça o fone de ouvido!
  5. Uma ultima dica é, não empaque em questões, ou seja, responda primeiro todas que você sabe, se estiver na duvida passe para a próxima, isso te ajudara a não ficar mais tenso e nervoso e perder todos os exercícios anteriores para desestressar. Antes de começar novamente com as questões que estava em duvida, refaça o exercício de respiração novamente!

Desejamos a todos uma ótima prova!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.