BUTANVAC: A 1ª vacina 100% brasileira contra a Covid-19

Brasil conta com um novo aliado no combate à pandemia do coronavírus

O Instituto Butantan anunciou na última semana a criação da Butanvac: a nova vacina 100% brasileira que ajudará a combater a Covid-19. A novidade foi divulgada pelo governo de São Paulo na última sexta-feira, 26. A vacina já passou pelos testes pré-clínicos realizados em animais. Agora, a próxima etapa é realizar os testes em humanos, após aprovação da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA). A iniciativa faz parte de um consórcio internacional em que o Butantan detém 85% da capacidade total de produção, e assume o compromisso de fornecer a vacina ao Brasil e a países de baixa e média renda.

Experiência, segurança e baixo custo

A Butanvac é o resultado de experiências do Butantan na produção da Coronavac, vacina chinesa desenvolvida pela Sinovac. A vacina de Influenza, que é fabricada com a mesma tecnologia, é a mais utilizada no mundo. Além disso, os estudos pré-clínicos em animais demonstraram que a nova vacina gera uma melhor resposta imunológica. Se for autorizado pela Anvisa, os testes clínicos começam em abril e a produção da vacina começará em maio, após a produção da vacina de gripe, quando a fábrica da Influenza estiver disponível. Se tudo acontecer dentro dos prazos esperados, a população brasileira poderá contar com mais 40 milhões de doses do novo imunizante contra a Covid-19. Como o imunizante será totalmente produzido no Brasil, sem depender de importação e utilizando a estrutura já existente para a fabricação da vacina de Influenza (gripe), os custos caem drasticamente.

Números alarmantes tornam março o pior mês da epidemia até agora

A segunda onda de Covid-19 chegou no Brasil no início do ano e se instalou de forma alarmante, causando colapso no sistema de saúde e recorde no número de mortos. Diante disso, a maioria das cidades paulistas decretou medidas mais severas de isolamento social para frear a disseminação do vírus. A alta transmissibilidade aliada à lentidão do programa de vacinação deixam o país em evidência, causando incerteza e medo nos brasileiros. As autoridades são enfáticas em pedir que a população faça sua parte e respeite o isolamento social e evite aglomerações.

Para saber mais sobre o coronavírus

Saiba mais detalhes da produção das vacinas do Instituto Butantan

Confira o calendário de vacinação em São Paulo

butanvac-embalagem BUTANVAC: A 1ª vacina 100% brasileira contra a Covid-19
Embalagem da vacina Butanvac