Saiba porque a vacinação é importante e pode salvar vidas





Você sabe por que a vacina evita doenças? Primeiro você tem que entender que a vacina é o próprio vírus da doença, os vírus estão ou mortos ou enfraquecidos. Quando você se vacina, seu corpo se prepara para combater aquele vírus, e seu sistema imunológico está pronto para combate-la. Assim você não tem danos ou seque-las.

É claro que, quando o vírus está enfraquecido, você pode ter algumas reações, mas dificilmente terá a mesma reação que teria com a doença em si.

Algumas doenças já foram erradicadas ou seja, não existem mais, graças as campanhas de vacinação. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias.

Mas por que algumas doenças foram erradicadas?

Bom é simples entender, quando algumas doenças tentam voltar, e atacam algum ser humano, no caso, e a pessoa já está vacinada, o corpo combate o vírus, mata o vírus e ele não é transmitido. Agora se a pessoa não tem imunidade ou nunca se vacinou, ela pode se tornar o “paciente 0″ e transmitir essa doença para outras pessoas, criando um surto da doença.

Por isso a importância da vacinação, principalmente nos Bebês e crianças.



Onde me vacinar?

Por isso, não podemos deixar de buscar as vacinas disponíveis nas salas de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). São 300 milhões de doses das vacinas incluídas no Calendário Nacional de Vacinação.

Não vamos deixar que doenças já erradicadas no Brasil voltem a assombrar as nossas crianças! Lembrem-se que a saúde não é uma responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde, das secretarias, dos profissionais e dos médicos. É de todos nós.

Você pode encontrar vacinas também em clinicas particulares, mas o custo é bem elevado.

Fique atento as campanhas e ao calendário de vacina!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.