Saiba em que situação acontece o Segundo Turno Eleitoral

Sempre ouvimos falar de Primeiro e Segundo Turno Eleitoral, você faz ideia quais as situações que levam o Segundo turno?

O Segundo Turno funciona como uma prorrogação, uma votação extra. Só acontece quando nenhum candidato alcança a maioria absoluta dos votos válidos no Primeiro Turno, lembrando que não valem os votos nulos e brancos.

Para uma eleição ser decidida já no Primeiro turno, um dos candidatos tem que ter mais de 50% dos votos.

O segundo turno das eleições só acontece para os cargos de presidente, governador e prefeito. E cargos como de Prefeito só acontece Segundo Turno, caso a cidade tenha mais de 200 mil pessoas.

Cargos de senador, deputado federal, deputado estadual ou distrital e vereador são  decididos no primeiro turno sem exceção.

Intenção-de-Voto-300x154 Saiba em que situação acontece o Segundo Turno Eleitoral
Fonte: Globo

 

As Regra são:

Se no Primeiro Turno Eleitoral nenhum candidato alcançar os mais de 50%, consequentemente, o Segundo Turno acontece em até 20 dias.

Só concorrem ao Segundo Turno, os candidatos que ficaram em 1ºe 2º  lugar, no Primeiro Turno.

“Se antes da realização do segundo turno um dos candidatos falecer, desistir ou for impedido legalmente de concorrer, consequentemente, será convocado para concorrer quem teve a maior votação entre os restantes. Se houver empate será qualificado para segundo turno o mais idoso.”

E ai agora ficou claro?

Vote consciente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.