Quem é o Astronauta Brasileiro, o novo Ministro da Ciência e Tecnologia





O Presidente Eleito Jair Bolsonaro confirmou no Twitter, nesta quarta-feira (31), o nome do Astronauta Marcos Pontes como Ministro da Ciência e Tecnologia.


O nome de Marcos Pontes é o quarto para a Esplanada dos Ministérios na gestão Bolsonaro.

Conheça a História de Marcos Fontes

Marcos Cesar Pontes nasceu em Bauru, 11 de março de 1963, é um tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB). Foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Em 30 de março de 2006 partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de micro-gravidade. Retornou no dia 8 de abril, a bordo da nave Soyuz TMA-7.

Desde 2011, atua como embaixador da Organização da ONU para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO)

Casado com Franciska de Fátima Cavalcanti, Marcos Pontes tem dois filhos e seus hobbies são musculação, futebol, violão, piano, desenho e pintura em aquarela. Além destes hobbies, também se dedica ao radioamadorismo. Seu prefixo como radioamador é PY0AEB. Seus pais, Virgílio e Zuleika Pontes, moravam em Bauru. Foi piloto de caça da FAB, chegando ao posto de tenente-coronel.



Marcos Pontes sobre tratar a todos igualmente

As pessoas são as coisas mais importantes nessa vida. Trate-as como algo precioso, porque é exatamente isso que elas são. Assim como o nosso lindo Planeta, todos nós somos, ao mesmo tempo, insignificantes perante a imensidão do Universo, e muito especiais, pois cada um de nós é o Universo. Todos somos iguais em essência. Nós não estamos sozinhos e isolados, quando você fere alguém, você fere a si mesmo. Quando você ajuda a alguém, você ajuda a si mesmo.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.