Mude a situação de filhos desobedientes




Ser pai e mãe não é só brincar com seus filhos, enche-los de presente ou dar comida. Ser Pai e Mãe, é também ter que enfrentar todos os dias a dificil tarefa de educar seus filhos.

E por mais que você eduque ou ensine, crianças são inteligentes e descobrem fácil, qual é o ponto fraco. Os filhos sempre descobrem como “dobra-los” ou convence-los a fazer o que as agrada.

Conforme os pais começam a por limites, a situação sai do controle, pois começam as gritarias e birras. Na cabecinha deles acontece a seguinte situação, você(pais) “sempre fez o que eu quis, vai fazer novamente!”.

Mas nós separamos aqui sete dicas para ajudar vocês a lhe dar com essa fase de desobediência da criança. Segundo os psicólogos infantis e pedagogos até os 7 anos de idade essa situação pode ser mudada.
FIlhos-capa-300x147 Mude a situação de filhos desobedientes
Veja abaixo as dicas:
1. Não tenha medo de Educar impondo regras

Fazer com que a criança entenda que existam regras, faz parte do desenvolvimento e convivência da criança com o mundo. Porem, muitos pais se sentem culpados ao tentar impor limites ou explicar situações para os filhos, como “preciso ir trabalhar!”.

Muitos tentam compensar a ausência por meio da superproteção ou de permissividade, ou até mesmo trazendo e comprando presente. Esse tipo de comportamento dos pais faz com que a criança desenvolva um perfil manipulador.

Não se sinta culpado por ter que trabalhar ou mandar seus filhos para escola, ou dizer que não pode pegar alguma coisa por que é errado.

2. Desenvolva um bom vinculo afetivo

Não tenha receio de dar carinho em excesso para seu filho não é isso que vai torna-lo uma criança mimada. Converse muito e brinque com a criança no espaço dela, dessa forma você criará uma cumplicidade com a criança. Sendo assim a criança se sente segura em relação a atenção dos pais, e aprende que não precisa desobedecer para conseguir ter uns minutos de atenção.

Assim quando você precisar passar uma regra a criança obedecerá tranquilamente sem desobedecer. Lembrando novamente que demonstração de carinho e afeto não é dar presentes.

3. Crie uma rotina
Estabeleça uma rotina para seu filho, a rotina faz com que a criança se sinta segura e bem cuidada. Para um bom desenvolvimento, vá dando autonomia para que ela execute as tarefas sozinha, as crianças gostam de tentar fazer as coisas sozinhas, isso é bom para o aprendizado e desenvolvimento. Ter uma rotina estruturada faz com que a criança se sinta menos ansiosa, pois ela já sabe o que vai fazer, então não fica na expectativa por já conhecer quais serão suas próximas atividades.


4. Seja claro com suas ordens
Você pode evitar estresse e castigos severos se dialogar sempre,tenha um tom de voz sempre firme e use uma linguagem simples e da faixa etária da criança, mantenha sempre olho no olho para que ela entenda que não ée brincadeira, seja persistente, fale uma vez, e se a criança não fez o que lhe foi pedido, pegue-a pela mão e faça executar a tarefa, nada de desistir de ensinar e fazer a tarefa pela criança. Com o tempo a criança vai entender que deve fazer a tarefa sem que você precise ficar em cima.
5. Se prepare para a desobediência
A criança acredita que ao desobedecer uma ordem ela receberá em troca o que deseja, não é a todo momento que a criança faz por afronta, geralmente ela desobedece por querer atenção ou alguma coisa, então sempre aja com calma e firmeza, mesmo não sendo fácil, você é o adulto, tente manter a calma. Quando o pai perde controle demonstra pra criança desequilibro e que não sabe controlar uma situação, e a criança tenta dominar o que você não consegue.
6. Fique firme na hora da birra
No momento da birra tente manter a calma e a postura firme,  reforce e demonstre que naquele momento você não poderá atender o desejo dela e não irá faze-lo naquele momento. Se isso acontecer em lugares públicos, ignore olhares e comentários de terceiros, e lembre-se de que não adianta tentar fazer discurso ou ameaçar a criança enquanto ela chora. Tente desviar a atenção da criança, e não atender seu desejo.



7. Se eduque sempre “Lembre-se: educar é uma atividade contínua e você precisa dar o exemplo!”
Você não deve educar seu filho só quando ele é desobediente, educar é uma tarefa diária, ensine sempre que puder ensinar e coloque limites. Antes de qualquer coisa se policie pois crianças são observadoras e aprendem tudo que acontecer em seu cotidiano, seja verdadeiro, se você mentir ou enganar a criança ela irá perder a confiança em você, e nem faça isso com outras pessoas na frente dela, pois ela pode aprender a fazer igual.
Tente seguir essas dicas, crianças podem não ser fáceis, algumas tem a personalidade mais forte, mas se você tentar lhe dar com essa situação da forma correta, firme e amorosa, consequentemente você pode mudar tudo, e evitar dores de cabeça futuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.