Como denunciar preços abusivos de álcool em gel e mascaras de prevenção Coronavírus.

Preços abusivos:

O órgão de defesa do consumidor Procon vem recebendo diversas denuncias sobre fornecedores que estão se aproveitando da pandemia de Coronavírus e cometendo abusos no preço do álcool gel e mascaras de prevenção.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é prática abusiva exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva e/ou elevar sem justa causa o preço de produtos.

Como Denunciar:

Segundo o Procon, as denúncias devem tratar exclusivamente sobre o oportunismo e abuso nos preços do álcool gel em meio a pandemia de Coronavírus, a recomendação é que o consumidor procure um posto de atendimento do Procon ou algum órgão de defesa do consumidor mais próximo, preencha os formulários e denuncie a pratica abusiva. neste caso o denunciante deve preencher corretamente os dados obrigatórios para que a situação seja registrada banco de dados.

É extremamente importante que o consumidor lesado passe os dados do fornecedor, o endereço completo do comerciante, nome e junte fotos ou ofertas do produto pelo preço que encontrar e coloque seus dados pessoais também.

Fiscalização

Os agentes de fiscalização estão monitorando os preços dos produtos comercializados e solicitando a apresentação de notas de venda de períodos anteriores para verificação de eventual abuso nos preços.  

O consumidor que quiser denunciar abusos de preços em meio a pandemia de Coronavírus pode ligar no telefone 151 ou comparecer em qualquer posto de atendimento do Procon, ou ainda, registrar a queixa pelo aplicativo e pelo Site