Como é “celebrado” o dia dos Mortos em outras partes do mundo?





O Dia de Finados é uma “Celebração” comemorada no dia 2 de Novembro em varias partes do mundo.  Dia chamado de “dia de los muertos” é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Imaterial da Humanidade.

A tradição religiosa começou por volta de 998 d.c., quando um abade de um mosteiro na França ordenou aos monges que orassem pelos mortos. Mas ficou mais popular, após a Igreja católica colocar essa celebração em seu calendário como Dia de Todos os Santos.

No Brasil o dia de Finados é marcado pelo Luto, Visita aos túmulos, e introspecção em sinal de respeito. Porém, em outras partes do mundo eles não encaram como um dia de tristeza. É muito comum que essa data seja “celebrada” com festas e comemorações.

México

Capa-1-300x172 Como é "celebrado" o dia dos Mortos em outras partes do mundo?

No México eles tem costume de fazer Grandes Festas para homenagear seus entes queridos no “Dia de Los Muertos”. A comemoração se inicia no dia 31 de Outubro e vai até o dia 2 de Novembro.

Nestas datas as pessoas usam fantasias coloridas de caveiras, constroem altares com as fotos de parentes dentro das casas, preparam as comidas e bebidas preferidas de quem já se foi. Tons pretos e cores vermelhas e laranjas são predominantes, mas outras cores fortes também são importantes.

Também existe por lá uma flor tradicional para está data, a Flor de Cempasuchil, ela é especial pois floresce apenas nesta época do ano. Mas não é só isso, ela também é conhecida como ” a Flor de 400 pétalas”, dizem que representa o sol e seus raios, para iluminar os mortos. Típica flor do luto dos maias.

Espanha

Espanha-300x147 Como é "celebrado" o dia dos Mortos em outras partes do mundo?Os espanhóis, na verdade, comemoram o “Dia de Todos Los Santos”, que acontece em 1º de novembro. Sendo um feriado nacional, as pessoas retornam para suas cidades natais e visitam os cemitérios onde seus entes queridos estão.

Flores são levadas para os túmulos à noite. Um doce especial chamado “Hueso de Santos” feito de marzipã, ovos e “syrup” (calda de caramelo) é comido como sobremesa especial da data. Durante o dia, as cidades espanholas recebem paradas em honra aos mortos. Assim como na tradição mexicana, os espanhóis também usam roupas de tons coloridos e vibrantes no dia.




Você Sabia…

O Dia das Bruxas conhecido também como Halloween inventado pelos Celtas, era uma tradição e não mandava comer guloseimas e se fantasiar de bruxa. O objetivo era celebrar o começo do inverno e homenagear os espíritos dos mortos.

Na região da atual Irlanda, há aproximadamente 2 mil anos, os celtas comemoravam seu ano novo em 1º de novembro, data que também marcava o fim do “verão”. Eles acreditavam que, na véspera, chamada de “Samhain”, o mundo dos vivos e dos mortos se mesclava. A festa do “Samhain” incluía o sacrifício de animais e uma grande fogueira em homenagem aos mortos. Essa data se iniciava ao final do dia 31 de outubro e acabava no dia 2 de novembro.

Coincidência ou não é uma época dedicada aos entes queridos que já se foram!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.