Aprenda a tirar fotos profissionais com essas dicas




As pessoas acham que pagar muito caro em uma maquina fotográfica irá resolver o problema de tirar fotos ruins. Não é verdade! Você precisa aprender uns pequenos truques, o segredo está no Fotógrafo e não só no equipamento!

Então pra te ajudar a tirar ótimas fotos, separamos uma dicas pra você:

 1- Como ajustar a imagem principal na regra dos terços

leading-lines1-300x224 Aprenda a tirar fotos profissionais com essas dicas

Você pode não saber mas existe uma regrinha simples para estabilizar fotos, é chamada a regra dos terços. Você pode usar o Grid, que são aqueles riscos na tela da câmera que divide ela geralmente em Nove partes. Para fazer uma ótima posição do objeto principal, você deve imagina-lo sendo “dividido” em três partes, iguais, entre esquerda direita e centro. Pronto! Agora que você já determinou o Ponto Focal, você pode escolher um dos cantos, e preencher o resto da imagem com detalhes mais atraentes.

2- Para que serve e como usar o ISO

Exemplo-de-ISO-300x150 Aprenda a tirar fotos profissionais com essas dicas

O ISO é o responsável por controlar a quantidade de luz que entra no sensor da câmera e a velocidade do obturador.  Saber usá-lo irá fazer uma grande diferença. É muito dificil tirar fotos em ambientes escuros em que você não pode usar o flash. Mas se você precisar pode aumentar o ISO. Quanto mais aumentar o ISO, melhor será a captura de imagem. Porem, em uma área muito iluminada, se você utilizar o ISO muito alto, pode ter problemas com granulação da imagem. Em situações de objetos parados, lugares com muita claridade, e no caso da utilização de tripés, você pode utilizar a ISO baixa e terá resultados incríveis.



3- Saiba onde e como usar o Flash

balada-300x224 Aprenda a tirar fotos profissionais com essas dicas

O Flash pode causar desastres horríveis em fotos, as pessoas sempre acionam ele no momento errado. Por exemplo em um “role” na casa noturna com os amigos, e alguém vem e tira aquela foto com Flash. Resultado todo mundo sai com cara de fantasma e o resto da imagem fica totalmente escura. Isso só acontece por causa da proximidade do  Flash. Nessa situação é muito melhor a utilização da ISO que já explicamos anteriormente. Como usar o flash? Na verdade você terá que testa-lo, pois em dias muito ensolarados você também pode errar feio na imagem, então teste, sempre tire uma imagem com flash e outra sem.

4- Modo Macro não é para qualquer objeto

Joaninha-300x166 Aprenda a tirar fotos profissionais com essas dicas

Muitas pessoas tentam utilizar o Modo Macro para objetos perto e de qualquer tamanho, mas o correto é utiliza-lo para objetos pequenos. As vezes a utilização do Zoom pode tirar a qualidade da imagem, e o Modo Macro resolve isso pra você. Um exemplo disso é ver uma joaninha em uma folha, você pode usar o Modo Macro para focar no objeto principal e desfocar o resto usando a câmera no modo automático.




 

5- O Zoom Óptico é melhor que o Zoom Digital

zoom-300x157 Aprenda a tirar fotos profissionais com essas dicas

O Zoom Digital é quando você pode escanear uma imagem na sua multifuncional, abrindo a imagem no computador e aplicar um zoom! Quanto mais abrir mais vai perder pixels. Já no Zoom Óptico o tamanho da imagem acontece com o conjunto de lentes e você não perde a qualidade da imagem. Fazendo o mesmo processo, então é melhor “adquirir uma câmera com 3x de zoom óptico e 20x de zoom digital do que uma com nenhum e 40x”.
Agora que você aprendeu novos truques, que tal pegar sua câmera e começar a testar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.